Porcelanato Líquido

Tendência em revestimento, os pisos resinados, mais conhecidos como “porcelanato líquido”, estão chamando a atenção de quem deseja renovar algum ambiente da casa. Com brilho intenso e possibilidade de se trabalhar com estampas e efeitos visuais, o principal atrativo deste tipo de revestimento é a ausência de juntas, o que garante uma cobertura uniforme a todo o cômodo.

Este resultado é possível devido à característica líquida do produto, que é uma tinta à base de poliuretano. O “porcelanato líquido” ainda pode ser aplicado diretamente sobre outros pisos (cerâmico, ardósia ou contra piso) em ambientes internos e externos, o que é outra vantagem do revestimento. “Não é indicada a aplicação sobre pisos laminados ou de madeira que, por sofrerem dilatação, podem fazer com que o produto craquele e se solte da base”, acrescenta Bruno Ribeiro, técnico em edificações da Bautech Indústria e Comércio de Tintas, que tem a patente sobre o nome “porcelanato líquido”.

Instalação

As etapas para a instalação do “porcelanato líquido” começam com a aplicação de um material cimentício para emparelhar o rejunte e o piso cerâmico. Depois, aplica-se o primer, que nivela a superfície e auxilia na fixação do produto.

Em seguida, faz-se a pintura (com rolo resistente a solvente) ou a aplicação (com desempenadeira) da tinta, de acordo com a orientação do fabricante. “É preciso aguardar de 8h a 12h entre a primeira e a segunda demãos [no caso de pintura] e 48h para a liberação do tráfego leve sobre o piso”, ensina Ribeiro.

Acabamento

O “porcelanato líquido” está disponível em diferentes cores sólidas, como bege, branco, cinza, azul, marfim e preto. Há, ainda, as linhas decorativas, com efeito manchado ou que imita mármores e texturas, as foscas e acetinadas, como acrescenta Alexandre Kalichtzuk, proprietário da Kali Revestimentos. “Também é possível instalar adesivos, inclusive com imagens 3D, sobre a cor sólida e aplicar resina transparente sobre ele para dar o acabamento”, sugere.

A manutenção do piso é feita com detergente neutro e/ou cera líquida, assim como a do porcelanato comum. 

 

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/imoveis/porcelanato-liquido-e-tendencia-em-revestimento-para-pisos-cmahmaj4z4ejlkwis0x9u71f4